Menu fechado

MURANO

O vidro de murano é produzido há mais de 800 anos. A história começa no arquipélago italiano de mesmo nome. A região é mundialmente famosa por causa dos seus objetos de vidro originários de uma técnica artesanal detalhada e artística, que confere beleza, exclusividade, criatividade e leveza às peças produzidas.

O murano é um tipo sofisticado de vidro, resultado de uma técnica artesanal italiana. Mais luxuoso e raro do que cristais comuns, ele é feito por artesãos especializados, a partir de movimentos manuais e de sopro. As peças de murano não são apenas repletas de beleza e elegância. Elas têm um processo de fabricação tão cuidadoso e artesanal que torna cada peça única, garantindo exclusividade e sofisticação a qualquer ambiente.

A história da decoração está intimamente ligada à história da arte. E se tem um objeto que é carregado de cultura, tradição e se transformou em peça de desejo na decoração ao longo dos séculos é o murano.

História do murano

Em 1291, os artesãos que fabricavam murano foram confinados nas ilhas homônimas para guardar o segredo da confecção das peças. Na época, esses objetos eram fundamentais para a economia do país e, por isso, sua fabricação era secreta. Na região, os vidros são produzidos com areia do Mar Adriático, próximo a Veneza.

Por que o murano é caro?

Os artigos em vidro de murano têm a sua fabricação parecida há muitos anos, sem passar por grandes intervenções tecnológicas. Como a técnica utilizada para a confecção é totalmente artesanal, artigos desse tipo costumam ser caros.

Onde fica Murano?

Murano é conhecida como “a ilha dos vidros de Veneza” – aliás, como já disse, os cristais murano também são chamados de vidros venezianos. Trata-se de uma pequena ilha que fica a apenas 1,2 Km de Veneza (Itália) e o ponto alto do turismo de lá é, sem dúvidas, as peças de vidro murano. Todos os anos, a ilha recebe turistas de várias partes do mundo para conhecerem os processos artesanais dos cristais murano, sua história, e, claro, levar algumas relíquias para casa.

Mas e aqui no Brasil?

Por aqui, o cristal murano chegou em 1958 por meio dos descendentes italianos. Os processos de fabricação seguem as mesmas técnicas e hoje existem várias fábricas que são referências na área, tais como:

  • Murano São Marcos;
  • Cristais Di Murano;
  • Cristais Cádoro.

O empreendimento Atmosphere vai utilizar peças de murano nos lustres das áreas comuns, da marca Barovier & Toso.

Autora: Juana Dobro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *